Exposição Matérias Emergentes: um mapeamento de objetos epistémicos da investigação artística académica em Portugal (2011-2022).

Posted by

·

, ,

O projeto EMERGING, que se dedica à investigação artística académica em Portugal, continua a destacar-se por mapear a produção artística no contexto do ensino superior e propor as bases para uma coleção de arte emergente.

Exposição no Museu da FBAUP – 6 a 17 de Janeiro de 2025

A exposição “Matérias Emergentes: um mapeamento de objetos epistémicos da investigação artística académica em Portugal (2011-2022)” estará patente no Museu da FBAUP, entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2025.

Este evento apresenta uma seleção de objetos epistémicos, como desenhos, livros de artista, maquetas, vídeos, metodologias artísticas e outros elementos resultantes de teses de doutoramento e relatórios pós-doutorais. Estes objetos destacam o potencial de transferência de conhecimento entre as artes e outras áreas do saber, sublinhando a interdisciplinaridade e o impacto da criação artística.

Sobre o Projeto EMERGING

O projeto, financiado pela FCT (DOI:10.54499/2022.06772.PTDC), reúne artistas, investigadores e docentes universitários de várias instituições e centros de investigação de ensino superior artístico em Portugal. Este mapeamento inovador reflete o compromisso do EMERGING com a valorização da arte enquanto forma de produção de conhecimento.

A exposição itinerante já esteve patente na Universidade de Évora (Escola de Artes), em novembro de 2024 (informação infra), e culmina agora com esta apresentação no Porto.

Para mais informações sobre a exposição ou sobre o projeto, visite : https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=38402


16 outubro > 29 OUTUBRO 2024 I CORREDOR DO AUDITÓRIO LAGOA HENRIQUES

EMERGING é um projeto que aborda a produção artística no âmbito da investigação artística académica. Pretende, por um lado, mapear o que tem sido a formação e desenvolvimento da investigação artística realizada no seio do Ensino Superior Artístico em Portugal, e por outro oferecer as bases de uma coleção de arte académica emergida da produção de investigação artística no mesmo âmbito, como são as teses de doutoramento teórico-práticas ou trabalhos artísticos enquadrados em trabalho pós-doutoral.

Esta exposição resulta da proposta de mapeamento concebido a partir do que a equipa do EMERGING definiu como o que especulativamente poderiam ser objetos epistémicos, emanados da análise multimodal das teses de doutoramento e relatórios de investigação pós-doutoral.
Os objetos epistémicos são, para além do corpo de trabalho central ou das materializações finais, iterações emergentes da investigação realizada, tais como desenhos, livros de artista, maquetas, vídeos, artefactos, manifestos escritos, metodologias artísticas,
diários gráficos ou outros elementos. Com a seleção de objetos epistémicos provenientes de repositórios de Doutoramentos em Artes das Universidades Portuguesas, o EMERGING espera enfatizar o potencial de transferência de conhecimento não só entre as artes,
mas também entre as artes e outras áreas do conhecimento.

EMERGING é um projeto de investigação exploratório financiado pela FCT (DOI:10.54499/2022.06772.PTDC), que se desenvolve a partir da experiência de artistas, investigadores e professores universitários colocados em posições estratégicas em várias instituições e centros de investigação do ensino superior artístico em Portugal. 

A exposição é itinerante e estará patente também na Escola de Artes da Universidade de Évora entre 07 a 18 de Novembro 2024 e no Museu da FBAUP entre 6 a 17 de Janeiro 2025.


No âmbito do projeto MATÉRIAS EMERGENTES decorrem duas iniciativas sujeitas a inscrição:

Visita à casa de Ana Pérez-Quiroga no âmbito da sua tese de doutoramento Objectos do quotidiano e seus determinantes
Dia 25 de outubro
Inscrição– máximo 5 alunos (por ordem de inscrição)

Oficina de escrita performática
24 de outubro > 14h30 
Prof. Mariana Vale Gomes 
Departamento de Artes da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Inscrição – máximo 10 alunos (por ordem de inscrição)