
A Bienal de Desenho de Almada – Prémio de Desenho Pedro de Sousa 2024, organizada pela IMARGEM – Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada e apoiada pela Câmara Municipal de Almada, tem como objetivo incentivar, promover e divulgar atividades de criação artística no âmbito das artes plásticas, com ênfase no desenho.
Desde a sua primeira edição em 2016, a Bienal tem sido um espaço de expressão para cerca de uma centena e meia de artistas de todo o país. Nesta edição, as obras selecionadas para o Prémio Pedro de Sousa serão exibidas em dois núcleos: na Biblioteca Maria Lamas no Monte de Caparica e na Sala da Biblioteca José Saramago no Feijó, ambas em Almada.
O Prémio Pedro de Sousa é aberto a todos os artistas nacionais e estrangeiros residentes em Portugal com mais de 18 anos. A Câmara Municipal de Almada atribui este prémio, que tem o valor de 1.000,00 €, além de três menções honrosas.
Inscrições: As inscrições para o concurso estão abertas de 2 de setembro a 2 de outubro de 2024. Os interessados podem preencher e submeter a ficha de inscrição através do formulário disponível na FICHA DE INSCRIÇÃO ON-LINE. Para mais informações, consulte o REGULAMENTO.
Acta do Júri de Seleção
No dia 11 de outubro de 2024, às 17h00, a sede da IMARGEM recebeu a reunião do Júri de Seleção da V Bienal de Desenho de Almada – Prémio Pedro de Sousa 2024. O júri foi composto por Fernando Quintas, Margarida Fernandes e Teresa Matos, todos artistas plásticos e representantes da IMARGEM. Ao todo, foram apresentadas 108 obras de 64 artistas de todo o país. Após a análise, o júri selecionou 39 trabalhos para a exposição, que ocorrerá de 7 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025 nas Bibliotecas José Saramago e Maria Lamas.
Consulte aqui a lista das obras selecionadas.
